O bolo precisou ser reduzido a um cupcake e o refresco a somente um gole de refrigerante. Mas a festa não poderia faltar para um dos pacientes do Hospital São Donato nesta quinta-feira, dia 14. Além da esposa, toda a equipe de plantão na Unidade de Terapia Intensiva foi para frente da janela que divide o quarto de isolamento cantar os parabéns. Agora são 47 anos de vida, sendo o último mês de luta contra a covid-19.

O paciente natural de Jaguaruna, mas residente em Sangão, foi acolhido em Içara no dia 17 de abril, precisou ser entubado e nesta semana voltou a respirar sem a ajuda dos aparelhos. O próximo passo agora será a saída da UTI, uma medida que dependerá da evolução respiratória. E a expectativa só cresce conforme demonstrado por familiares e amigos em um cartaz e algumas cartinhas – devidamente embaladas – entregues para leitura nesta tarde.

Ao todo, o Hospital São Donato teve até agora 11 internações por covid-19 e 22 internações por suspeitas não confirmadas. Dentre os pacientes com coronavírus, quatro foram atendidos na Unidade de Terapia Intensiva. O setor possui dois leitos de isolamento, dos quais, um deles está reservado para o tratamento da doença. A fundação filantrópica também isolou leitos da clínica para casos que necessitem de observação, por ora, sem ocupação.


Equipe do Hospital São Donato também recebeu um bolo como demonstração de carinho da família.