Com o objetivo de zerar a fila de exames de ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia do Município, a Secretaria de Saúde de Içara e o Hospital São Donato formalizaram uma parceria nesta quinta-feira, dia 20. “Serão ofertados em média 40 exames de ultrassom, 25 endoscopias e dez exames de colonoscopia por semana, encaminhados pela Secretaria de Saúde, conforme o sistema de regulação do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), do Ministério da Saúde”, explica a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos.

“Se não fosse a parceria estabelecida do Município com o Hospital, sozinho, nem a Prefeitura teria condições de realizar o que está sendo feito, nem o Hospital sozinho também. É a parceria dos dois que viabiliza essa prestação de serviço, com esse montante de exames que vai zerar a fila em vários segmentos”, enfatiza o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). “O hospital vai disponibilizar servidores para realizar estes procedimentos, trazendo ainda mais benefícios aos cidadãos içarenses”, pontua o diretor do HSD, Júlio César de Luca.

Os pacientes que estão nas filas serão contatados pela Secretaria de Saúde sobre o dia e horário da realização dos exames. Os ultrassons começam já nesta sexta-feira, dia 21. Os demais procedimentos serão ofertados a partir de semana que vem. A expectativa é zerar a fila que atualmente é composta por pacientes que aguardam 407 endoscopias, 417 colonoscopias e 1.268 ultrassonografias.