O leite materno já está pronto. Não precisa esquentar, esfriar e nem adicionar nada. Além da facilidade, é um alimento muito rico em nutrientes, especialmente, nos seis primeiros meses de vida. “A principal causa do desmame precoce ainda é a falta de informação”, indica a enfermeira obstetra Anny Caroline Dal Toé Da Luz.

Conforme a dentista Natália Schueroff Girardi, a amamentação contribui também na formação da mandíbula, da respiração e no desenvolvimento saudável da dentição. “A fermentação do leite no tecido bucal é importante para a imunidade. Por isso, a higienização é recomendada somente a partir do surgimento dos dentes”, lembra.

Segundo a enfermeira da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Carolina Baldissera Wusnieski, amamentar também acarreta em benefícios para as mamães. “A cada 12 meses de amamentação, há uma redução de 4,3% no risco de desenvolver câncer de mama”, ressalta. “Todos ganham com este simples gesto de amor”, pontua a gerente de Enfermagem do Hospital São Donato, Adriana Ribeiro.

A importância de replicar os benefícios da amamentação foi apresentada pelo programa de educação continuada do Hospital São Donato às equipes da instituição nesta quinta-feira, dia 9. Em alusão ao Agosto Dourado toda a Maternidade também foi decorada com as cores da campanha e a iluminação externa adequada ao mês para chamar atenção ao tema.